sexta-feira, 31 de julho de 2009

Evento Asa Morena - "Show nos Bares da vida"

Bom dia seguidores ASA MORENA!!!

No dia 23 de Agosto iremos realizar na Sala Fundec o show "Nos Bares da Vida" os ingressos serão vendidos a R$15,00 e podem ser encontrados na Fundec com Ivone, no Restaurante "Villa" com Ana ou Eleonora, ou pelos telefones 3411-3058 ou 8801-0298 com Paula.

Mais informações também no orkut da ONG.

Para visualizar o perfil de Asa Morena clique no link

http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=2594353589609983582&mt=2

Bom final de semana a todos.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Lançamento oficial

Olá!

Ontem foi lançada oficialmente a campanha "celebridades vestem a camisa", promovida pela nossa querida Paula Renata, que tem como objetivo fazer com que as celebridades do mundo artístico vistam a camisa da ASA MORENA.

O Start do projeto foi dado na festa junina de Votorantim e vem se estendendo até hoje. Veja as fotos dos artistas que aderiram a campanha.



Gigante do Brasil


Rodrigo Freitas e Xavier


Grupo Maate Quente


Sá e Guarabira

João Neto e Frederico

quarta-feira, 22 de julho de 2009

CONVITE


A ONG “Asa Morena – em nome da vida” convida os simpatizantes e interessados em fazer parte do grupo de voluntários da entidade, para uma reunião no próximo dia 24, às 19h30, na Fundec (rua Brigadeiro Tobias n°73, centro- Sorocaba).
Nesse dia serão expostos os objetivos da ONG, métodos de trabalho e funcionamento geral. A presença na reunião não implica em obrigatoriedade de participação do voluntariado.
Atenciosamente,


A diretoria

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Conquista!!!!

Sorocaba terá cadastramento de doadores de medula óssea a partir de 14 de agosto

Uma parceria firmada na segunda-feira, entre a ONG Asa Morena, Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Associação Beneficente para Coleta de Sangue (Colsan) e Hemonúcleo, garantirá ao sorocabano o serviço de cadastramento de doadores de medula óssea, a partir de 14 de agosto. A Colsan fará no próprio Hemonúcleo a coleta, o armazenamento e o envio do sangue para a Unicamp, onde o material será examinado para verificar a compatibilidade entre os possíveis doadores e pacientes. Uma vez verificado o material sanguíneo, a Unicamp incluirá a pessoa no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
No Hemonúcleo, haverá ainda um trabalho - feito por voluntários da ONG - de conscientização dos doadores de sangue sobre a importância da doação de medula. A Asa Morena recebeu treinamento e está apta a orientar doadores de sangue sobre o que é a medula óssea, como é feito o transplante e a importância da formação de um banco de doadores de medula nesta região, explica Nerli Peres, uma das diretoras da entidade.
Nerli afirma que a intervenção do voluntário também terá como objetivo evitar que o doador cadastrado, no momento da doação, desista de fazê-lo. Queremos doadores convictos. Uma vez convencido, o doador autoriza a retirada de 4,5 ml de sangue a mais para que seja realizado o exame de histocompatibilidade. Os envolvidos na parceria acreditam ainda que o cadastramento também pode estimular o aumento do número de doadores assíduos de sangue e por conta disso, a iniciativa foi comemorada por todos.
Desde o mês março, os representantes da ONG estão articulando, junto à Secretaria de Saúde do Estado, a idéia de transformar o Hemonúcleo em um centro de cadastramento de doadores de medula óssea e o próprio secretário Luiz Roberto Barradas Barata, determinou que o serviço fosse viabilizado rapidamente. O deputado Hamilton Pereira (PT) que também acompanhou a reunião, lembrou que pretende voltar a discutir com o Governo do Estado o projeto de lei de sua autoria (vetado pelo governador) que cria o Programa Permanente de Transplante de Medula Óssea (Promedula) no estado.
Mesmo com a data marcada para a inauguração do novo serviço, a Asa Morena, continua os trabalhos normalmente, conforme conta Nerli. Não paramos de trabalhar e a nossa próxima campanha para cadastramento de doadores acontece dia 26 próximo, em conjunto com o Hemonúcleo de Jaú, na indústria Metso, lembra Nerli. Ela afirma ainda que está precisando de voluntários para ajudar no preenchimento de fichas.


http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=186714


Hamilton e Asa Morena lutam pelo Hemocentro de Sorocaba

O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) recebeu nesta quinta feira (12/2), em seu escritório político, as representantes da ONG "Asa Morena - em nome da vida", Nerli Peres e Edna Ferreira Firmina. A ONG realiza regularmente campanhas de doação de medula óssea na região. Suas representantes falaram ao deputado sobre a possibilidade de transformar o Hemonúcleo de Sorocaba em um Hemocentro, aumentando seu atendimento.Nerli afirma que essa alteração possibilitaria a ampliação do atendimento à coleta de sangue para formação do banco de doadores de medula óssea na cidade e transformaria, em permanente, o cadastramento de doadores, facilitando a procura de doadores compatíveis.Hamilton, autor do projeto Promedula (Programa Permanente de Doação de Medula), aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de São Paulo e vetado pelo governador José Serra, afirma que Sorocaba tem capacidade de comportar um hemocentro devido à importância da cidade para a região. Hamilton se comprometeu a marcar uma reunião com a diretoria do Conjunto Hospitalar de Sorocaba para conversar sobre a possibilidade de implantação do centro.

http://www.portalsorocabano.com.br/index.php/s-not/2590-hamilton-e-asa-morena-lutam-pelo-hemocentro-de-sorocaba

Sorocaba inicia, em agosto, cadastramento de doadores de medula óssea

Em 14 de agosto será inaugurado o serviço de cadastramento de doadores de medula óssea em Sorocaba. A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira, 18/4, em reunião realizada entre a ONG "Asa Morena", o deputado Hamilton Pereira (PT), o diretor regional de saúde, Antonio Carlos Nasi, o diretor do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, Ricardo José Salim, o superintendente da Associação Beneficente para Coleta de Sangue (Colsan), José Augusto Barreto, e os gerentes Médico e Administrativo do Hemonúcleo, Frederico Guimarães Brandão e Élide Corassini.

A partir desta data, o Hemonúcleo de Sorocaba, em parceria com a Asa Morena, passará a contar com um trabalho de conscientização de doadores de sangue sobre a importância da doação de medula óssea. "A Asa Morena recebeu treinamento e está apta a orientar doadores de sangue sobre o que é a medula óssea, como é feito o transplante e a importância da formação de um banco de doadores de medula nesta região", explica Nerli Peres, uma das diretoras da ONG.
A Colsan, segundo Frederico Brandão, fará a coleta, o armazenamento e o envio do sangue para a Unicamp, onde será feito o exame HLA (de Histocompatibilidade), para verificar a compatibilidade entre possíveis doadores e pacientes. O cadastramento dos doadores no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula "ssea) será realizado pela própria Unicamp.
A expectativa do diretor de saúde é de que o serviço de cadastramento de doadores de medula óssea também possa estimular o aumento do número de doadores de sangue assíduos.

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/1071003/sorocaba-inicia-em-agosto-cadastramento-de-doadores-de-medula-ossea

Asa Morena na mídia!!!!

Graças a esforços e muita força de vontade, todas as campanhas promovidas pela ONG são um sucesso!!!!!! Como prova disso, temos algumas reportagens que foram publicadas nos meios de comunicação da região.

Campanha busca doador de medula.

Notícia publicada na edição de 25/06/2009 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 8 do caderno A - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Cerca de mil pessoas são esperadas hoje, no salão paroquial da igreja matriz, localizada em frente à praça de eventos Lecy de Campos, em Votorantim, para o cadastramento de novos doadores de medula óssea. A campanha realizada pela Organização Não-Governamental (ONG) Asa Morena - em nome da vida é uma mobilização conjunta com amigos de Aline Coelho, 19 anos, que precisa com urgência de um doador. Ela teve o diagnóstico de leucemia há cerca de um ano. Uma inciativa de amigos não foi o suficiente para conseguir um doador compatível com Aline, porém, a mobilização, que ocorreu em diversos Estados, ajudou três pessoas que estavam na fila à espera de um transplante.
Esperamos sair do evento com um doador para Aline, falou Nerli Peres, diretora da ONG. Ela explicou que a ONG foi procurada por amigas de Aline e, devido à urgência, uma campanha que demora em média dois meses para ser organizada teve que ser feita às pressas, contando com o apoio da Prefeitura de Votorantim, paróquias São João Batista e Imaculada Conceição e do Hemonúcleo de Jaú.
Quem pode fazer o cadastro?
Nerli explicou que o cadastro pode ser feito por pessoas que tenham entre 18 e 55 anos. A restrição é para pessoas que tiveram algum tipo de câncer, doenças autoimunes, como AIDS, alguns tipos de anemias e Hepatite C. Hepatite A e B, pressão alta, diabetes, entre outras, não inibem a inscrição. Para a coleta dos cinco milímetros de sangue da veia não é necessário e nem recomendado estar em jejum. Os dados da pessoa cadastrada ficam armazenados num banco de dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). O atendimento será realizado das 15h àss 22h.

http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=36&id=196722


REALIZADO CADASTRO DE MEDULA ÓSSEA EM SOROCABA.


Pra começar comece doando atitude. Cadastre-se como doador de Medula Óssea.

A ONG "Asa Morena em nome da vida" realiza no Dia Nacional da Saúde, 07 de abril, em parceria com as Faculdades Anhanguera de Sorocaba e o Hemonúcleo Regional de Jaú (Fundação Amaral de Carvalho), mais um cadastramento para doadores de medula óssea. O cadastro será feito no campus da -Anhanguera- , na Avenida Dr. Armando Pannunzio, 1.478, das 14h às 22h, ininterruptamente. O evento conta com o apoio do GPACI (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil), Rotary Clube de Sorocaba Granja Olga e da Prefeitura Municipal de Sorocaba.Esse cadastramento faz parte do trote solidário das Faculdades Anhanguera e tanto os novos universitários quanto os veteranos deverão participar.
Esperamos o envolvimento de pelo menos 1.500 alunos, destaca Daniela Almeida Silva, coordenadora do curso de Enfermagem da faculdade.O cadastramento está aberto também para a comunidade, ou seja, independente de cursar a faculdade, quem ainda não é doador voluntário poderá se cadastrar nesse dia. Mais de 100 pessoas estarão envolvidas no trabalho. A Anhanguera disponibilizou quatro professores de enfermagem para a supervisão da coleta, trinta enfermeiros com experiência à vácuo, funcionários e alunos para o cadastramento. Com o apoio do GPACI, a "Asa Morena" ficará encarregada da coordenação geral da campanha, orientação aos voluntários que trabalharão no evento e aos interessados em fazer o cadastro. A equipe do Hemonúcleo de Jaú será responsável pela coordenação técnica e explicações sobre o que é medula óssea e como é feito o transplante, para que os cadastrados saibam exatamente como funciona todo o processo. Segundo Nerli Peres, diretora da ONG, iniciativas como a da Anhanguera são muito importantes para que o tema seja debatido e que as pessoas tenham um maior conhecimento sobre medula óssea e a importância do cadastro.
Pouco se discute sobre doação de medula óssea, que não é tão divulgado quanto o transplante de rins, fígado e coração, por exemplo. E o importante é que essa doação é feita em vida e a pessoa pode doar quantas vezes encontrar alguém compatível. O que foi retirado do organismo, é rapidamente recomposto, afirma ela.É importante, segundo a diretora da ONG, que as pessoas se sensibilizem e passem a fazer parte do cadastro nacional, que hoje integra o banco mundial. Quando o paciente é encaminhado para o transplante de medula óssea, é porque essa é a última chance de vida que ele tem, diz Nerli Peres.Bastam 10ml de sangue para você se tornar um doador voluntário de Medula Óssea. Se você tem entre 18 e 55 anos, cadastre-se.

Fonte: Asa Morena Sorocaba, 06 de Abril de 2009.

http://www.gpaci.org.br/eventos2.php?id=135&tipo=1


Novos universitários terão como trote o cadastro para doador de medula óssea.

Os novos universitários das Faculdades Anhanguera de Sorocaba, cerca de 1.600 alunos, terão como parte do trote solidário deste ano o cadastramento como doadores voluntários de medula óssea, O evento será realizado pela ONG "Asa Morena - Em nome da Vida" e pelo Hemonúcleo Regional de Jaú (Fundação Amaral de Carvalho), a pedido das Faculdades Anhanguera, no Dia Nacional da Saúde, 7 de abril. O cadastro será no câmpus da Faculdade, nos altos da avenida Dr. Armando Pannunzio, das 14 às 22 horas, e é aberto a toda a comunidade. A iniciativa conta com o apoio do GPACI (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil), Prefeitura e Rotary Clube de Sorocaba-Granja Olga."Tivemos a idéia de chamar a ONG `Asa Morena` porque esse é um assunto que interessa aos nossos alunos e veio ao encontro do que gostaríamos de fazer. Algo voltado à comunidade, que valorizasse o aluno que está chegando e despertasse a solidariedade e o comprometimento", afirmou a enfermeira Daniela Almeida Silva, coordenadora do curso de Enfermagem da Anhanguera Sorocaba. Ainda segundo ela, a Faculdade pretende envolver não só os novos alunos, mas também os funcionários e veteranos de todos os períodos. Nesse dia, mais de 100 pessoas estarão envolvidas no trabalho. A Anhanguera disponibilizará quatro professores de Enfermagem para a supervisão da coleta, 30 enfermeiros com experiência à vácuo, funcionários e alunos para o cadastramento. A "Asa Morena" ficará encarregada da coordenação geral da campanha, assim como orientação aos voluntários que trabalharão no evento e aos interessados em fazer o cadastro. A equipe do Hemonúcleo de Jaú será responsável pelas explicações sobre o que é medula óssea e como é feito o transplante, para que os cadastrados saibam exatamente como funciona todo o processo. Segundo a jornalista Nerli Peres, diretora da ONG, iniciativas como a da Anhanguera são muito importantes para que o tema seja debatido e que as pessoas tenham um maior conhecimento sobre medula óssea e a importância do cadastro. "A chance de um doente encontrar doador não aparentado pode chegar até a um para um milhão. Precisamos, com urgência, aumentar o número de doadores voluntários. O transplante é a última chance de vida para quem tem leucemia e diversas outras patologias ligadas ao sangue", destacou ela. CENTRO DE CADASTRAMENTO - No último dia 10, por outro lado, o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, em audiência com o deputado estadual Hamilton Pereira (PT) e a diretora da ONG "Asa Morena - Em nome da Vida", Nerli Peres, assumiu, aliás, o compromisso de o mais rápido possível garantir a estrutura necessária para que o Hemonúcleo de Sorocaba passe a funcionar como um centro de cadastramento de doadores de medula óssea. "O secretário mostrou muito interesse em transformar Sorocaba num centro de transplante de medula óssea, num momento posterior", afirmou Nerli. A ONG "Asa Morena - Em nome da Vida", desde que passou a funcionar, no início de 2008, já realizou duas campanhas de cadastramento em Sorocaba e uma em Votorantim. Através dessas campanhas, mais de 7.000 pessoas se tornaram novos doadores voluntários de medula óssea.

http://www.diariodesorocaba.com.br/noticias/not.php?id=47642

25/06/2009 - ONG de Sorocaba cadastra doadores de medula óssea

Em Votorantim, região de Sorocaba, quinta-feira, dia 25 de junho, das 15h às 22h, acontece no salão paroquial da Igreja Matriz, localizada em frente à Praça de Eventos de Votorantim, um cadastramento de futuros doadores de medula óssea para a garota Aline Coelho, de 19 anos.A realização é da ONG "Asa Morena - em nome da vida" de Sorocaba com o apoio da Prefeitura de Votorantim, da Paróquia São João Batista e Imaculada Conceição e do Hemonúcleo de Jaú (Fundação Amaral de Carvalho).A mobilização em torno de Aline Coelho, que teve o diagnóstico de leucemia há pouco mais de um ano e recidivou a doença em maio último, foi iniciada por um grupo de amigos, após a busca infrutífera por um doador compatível, tanto no meio familiar como no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
"A ONG foi procurada por uma amiga da garota há duas semanas. Normalmente, uma campanha como essa demanda no mínimo dois meses para ser organizada. Diante da urgência, entretanto, encampamos a luta pela vida de Aline e, com a colaboração de parceiros que estão nos apoiando, vamos fazer nossa parte da melhor maneira possível", diz Nerli Peres, diretora da "Asa Morena".Ainda segundo ela, as chances de encontrar um doador compatível com essa urgência não são grandes. "Mas elas existem, principalmente porque os amigos de Aline estão se mobilizando e realizando campanhas em todo o país. Com a adesão dos jovens, que vêm trabalhando a conscientização das pessoas sobre a importância do cadastramento, temos a esperança de encontrar um doador para Aline e muitos outros doentes que também estão esperando por uma medula compatível", diz Nerli.O evento do dia 25 acontece paralelamente à Festa Junina de Votorantim, onde há grande concentração de pessoas. Voluntários da ONG e amigos de Aline trabalharão junto a esse público, distribuindo folheto explicativo sobre medula óssea e a importância do cadastramento.Para se cadastrar como doador, é necessário coletar 5ml de sangue da veia. Esse sangue é usado para fazer o exame de HLA (histocompatibilidade), que determina a tipagem genética. Os dados da pessoa cadastrada ficam armazenados no Redome.A medula óssea se concentra na cavidade dos ossos e é a "fábrica" do sangue e também nosso sistema imunológico. Ela é, a grosso modo, como o "tutano" do osso de boi e se recompõe em pouco tempo, ou seja, pode ser doada quantas vezes for encontrado alguém compatível.Para se cadastrar como doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos. Não podem se inscrever as pessoas que já tiveram algum tipo de câncer, doenças auto-imunes, como AIDS, alguns tipos de anemia e Hepatite C. Portanto, Hepatite A e B, pressão alta, diabetes, entre outras, não inibem a inscrição. Também não é necessário estar em jejum.

Divulgação Equipe VIVA cidade
Local e Endereço: Igreja Matriz de Votorantim - Av. 31 de Março, sn (em frente à Praça de Eventos "Lecy de Campos")Bairro: CentroCidade: VotorantimCEP: 18110-005

http://www.vivacidade.com.br/agenda_interno.php?id=1426

A dor e a superação

Gabriela Brasileiro,especial para o Cidadania

Depois de perder a filha para a leucemia, Nerli Peres fundou a ONG Asa Morena – Em nome da vida, visando chamar a atenção da sociedade para o assunto.


São 11 mil novos cadastrados para os bancos de doação de medula óssea
Quando descobriu que sofria de leucemia, Morena Peres, de então 18 anos de idade, decidiu enfrentar o inimigo. Durante os mais de quatro anos em que esteve doente, ela pesquisou tudo sobre o tema e tornou-se uma referência na cidade de Sorocaba, onde morava. Quando um novo paciente era diagnosticado com o mesmo mal, os próprios enfermeiros costumavam chamar Morena, para que ela fosse amparar aquela pessoa.

Diversas vezes, a garota manifestou a vontade de expandir sua ação e criar um projeto de ajuda aos leucêmicos. Mas isso não foi possível. Morena passou por dois transplantes de medula óssea e teve altos e baixos com a doença, mas não resistiu, falecendo em julho de 2006. Foi um choque para as pessoas que viviam ao seu redor. Sua mãe, a jornalista Nerli Peres, ficou desolada, “em letargia total’, como ela mesma descreve. No entanto, ela sabia que ainda tinha uma tarefa. “Eu sentia que precisava finalizar o projeto de Morena”, relembra ela.

Então, com a ajuda das outras duas filhas, Cecy e Januária, e dos amigos, Nerli começou a esboçar as ações daquela que se tornaria a ONG Asa Morena – Em nome da vida, fundada oficialmente em 2007. A organização trabalha para tapar os buracos que existem em relação ao tratamento da leucemia, um deles é a falta de conhecimento sobre o assunto.
Morena Peres conviveu com a leucemia durante quatro anos.

Apoio moral- “Durante a doença de Morena, percebi como falta informação aos pacientes, da mesma maneira como lhes falta coragem de solucionar suas dúvidas com os médicos”, constatou a jornalista. Por isso, a Asa Morena serve como um porto-seguro para muitas famílias, esclarecendo, de maneira simples, como o problema deve ser encarado. “A doença é barra pesada. Se a família não tiver estrutura, poderá prejudicar o tratamento do doente”, adverte Nerli.

Além do apoio psicológico, um dos grandes objetivos da instituição é poder fornecer, também, apoio material aos familiares dos leucêmicos. O sistema de saúde de Sorocaba é um polo regional, atraindo muitas pessoas de fora. Nerli e companhia querem criar uma casa para acolher essa gente, dando-lhes hospedagem, alimentação e carinho.

Mas isso é um projeto futuro, já que, até agora, a ONG sobrevivia apenas com o dinheiro dos 21 membros de sua diretoria. Então, para poder continuar evoluindo, a Asa Morena acaba de criar uma grife própria. Além disso, há a previsão de festas e bazares para a arrecadação de dinheiro. “Não pretendemos pedir verba a ninguém. Queremos que a ONG ande com suas próprias pernas, ofertando produtos ao mercado”, planeja Nerli.

Precisa-se de doadores – Uma outra luta da Asa Morena é para atrair novos doadores de medula óssea. Para isso, a entidade realiza campanhas de cadastramento de voluntários, geralmente em parceria com o Hemonúcleo de Jaú, cidade vizinha de Sorocaba, que auxilia com a parte prática do processo (coleta de sangue). Em situações como essa, a ONG chega a contar com a ajuda de 200 pessoas. O sucesso dessas ações é tamanho, que a entidade vem sendo chamada por diversas instituições e empresas. Segundo Nerli, a Asa Morena já realizou 11.000 novos registros de possíveis doadores de medula óssea.

A causa também chamou a atenção do deputado estadual Hamilton Pereira (PT), que, na época em que Morena estava doente, interessou-se pelo assunto e criou o Promedula, um projeto de lei cujo objetivo era criar hemonúcleos de cadastramentos em todo o estado de São Paulo. No entanto, em 2008, o projeto foi vetado pelo governador José Serra, porque, segundo sua assessoria de imprensa, era “inconstitucional”, pois já existe um banco de cadastramento nacional.

Mas a luta não parou por aí. Em março deste ano, o deputado e Nerli uniram-se em audiência com o secretário de Estado da Saúde, Luiz Barradas Barata, na qual conseguiram a aprovação para que o Hemonúcleo de Sorocaba passe a funcionar como um centro de cadastramento de doadores de medula óssea. A Asa Morena garante que fornecerá voluntários para abordar e informar os cidadãos que passem pela entidade. “É isso que a gente quer, que se discuta o assunto”, comemora Nerli.

A leucemia tem cura, mas faltam doadores de medula

A leucemia é um tipo de câncer que causa a substituição das células sanguíneas por células anormais. O tratamento da doença é feito com medicamentos e quimioterapia, mas, em casos avançados, o último recurso buscado é a realização de um transplante de medula óssea.
Considerada a fábrica do sangue, a medula óssea é um tecido encontrado na cavidade dos ossos com poder regenerativo. Portanto, parte de sua retirada não traz nenhum dano ao doador, já que a substância será completamente recomposta em, aproximadamente, 15 dias.
Na situação do transplante, cerca de 10% da medula óssea total do doador é aspirado por uma agulha através do osso da bacia ou pela veia do braço. Ambos os procedimentos são feitos com anestesia geral e o paciente recebe alta no dia seguinte ao da intervenção.
A operação seria bem simples, se não fosse a necessidade da compatibilidade total entre doador e receptor. Muitos pacientes que precisam do transplante não encontram doadores possíveis entre seus familiares e, por isso, recorrem às pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

Apesar de o país possuir o terceiro maior banco de voluntários do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Alemanha, a situação ainda é grave. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) a chance de um brasileiro encontrar um doador compatível, que não seja parente, é, em média, de um para 100 mil. Até a última contagem realizada em janeiro de 2009, o REDOME possuía 978.251 cadastrados, uma quantia pequena se levada em consideração a facilidade requerida para se registrar.

Quem quiser tornar-se um possível doador de medula óssea, basta aparecer em um hemonúcleo ou em campanhas especializadas. Serão coletados 4,5 ml do sangue do voluntário, material suficiente para a realização de uma tipagem das características genéticas do indivíduo. Ao contrário de exames de sangue ou doações, nesse caso, não são feitas exigências, como estar em jejum, pois o material serve apenas para análise.

A partir daí, os dados ficarão registrados no REDOME e, se aparecer um caso de transplante compatível em nível mundial, o voluntário é contatado para decidir se quer fazer a doação.
A Fundação Cásper Líbero conscientiza seus funcionários sobre a doação de medula óssea
A Fundação Cásper Líbero, encabeçada pelo Grupo de Cidadania Empresarial, faz sua parte na busca por doadores de medula óssea. Até o ano passado, a Fundação realizava, em setembro, uma campanha relacionada ao assunto, que tinha papel elucidativo. Ou seja, os funcionários eram informados sobre o processo de doação e incentivados a se cadastrarem no banco de registros mais próximo.

No entanto, o Grupo sentiu que precisava intensificar sua ação. Agora, todo novo funcionário recebe um folder informativo com todos os esclarecimentos necessários.

http://herzog.gazetaesportiva.net/servicos/cidadania/2009/abril/notas_02.php


terça-feira, 7 de julho de 2009

Campanhas futuras

- 13/08/2009 – Centro Experimental de ARAMAR – Sorocaba/SP e São Paulo/SP – com apoio
do Hemonúcleo de Jaú.

- 14/08/2009 – Hemonúcleo de Sorocaba – Sorocaba/SP – Inauguração do serviço de
cadastramento permanente de doadores de medula.

- set/2009 (dia a ser definido) – PepsiCo – Itu/SP - com apoio do Hemonúcleo de Jaú e
PepsiCo.

Continuação campanha Junho 2009






Junho de 2009 - Igreja São João Batista - Votorantim








Divulgação de campanha - Gaviões da Fiel - Sorocaba e Festa Junina - Votorantim


Festa Junina




Maio de 2009 - Empresa Metso - Sorocaba








Abril 2009 - Trote Solidário , Faculdade Anhanguera - Sorocaba









A imprensa dando apoio, a mais uma campanha.

Novembro de 2008 - Objetivo - Sorocaba








Setembro 2008 - Igreja São João Batista - Votorantim











A imprensa, sempre presente para divulgar as campanhas promovidas pela "Asa Morena"

Abril 2008 - Campanha SESI Sorocaba








segunda-feira, 6 de julho de 2009

CAMPANHAS REALIZADAS

- Abr/2008 – SESI Sorocaba/SP – Parceiros: AMEO – Conquista: 2.220 novos possíveis doadores de medula.

- Set/2008 – Igreja Matriz de São João Batista em Votorantim/SP – Parceiros: Igreja Matriz de São João Batista e Hemonúcleo Regional de Jaú – Conquista: 1.660 novos possíveis doadores.

- Nov/2008 – Colégio Objetivo em Sorocaba/SP – Parceiros: AMEO e Colégio Objetivo – Conquista: 2.839 novos possíveis doadores.

- Abr/2009 – Trote Solidário Faculdades Anhanguera de Sorocaba/SP – Parceiros: Hemonúcleo Regional de Jaú e Faculdades Anhanguera – Conquista: 1.476 novos possíveis doadores.

- Mai/2009 – Metso Minerals de Sorocaba/SP – Parceiros: Hemonúcleo de Jaú e Metso Minerals – Conquista: 320 novos possíveis doadores.

- Jun /2009 - Igreja Matriz de São João Batista em Votorantim/SP - Parceiros: Igreja Matriz de São João Batista , Hemonúcleo Regional de Jaú e Prefeitura municipal de Votorantim - Conquista: 440 novos possíveis doadores





Estádio do Votoraty, panfletagem para a Campanha do dia 25 de junho em Votorantim




Equipe que acordou cedo, para panfletagem da Campanha




Equipe que trabalhou em um dia na Festa Junina de Votorantim, fazendo panfletagem para Camapanha de cadastramento.

Significado do nome


O nome “ASA MORENA” apresenta sentido duplo. “ASA” significa liberdade e, ao mesmo
tempo, acolhimento - um dos objetivos da ONG.
“MORENA” é uma linda garota, Morena Peres, que aos 18 anos de idade teve uma leucemia
linfóide aguda (LLA) diagnosticada. A quimioterapia deu resultado por dois anos e meio , quando
então teve que recorrer ao transplante de medula óssea. Durante todo esse período, ela lutou
bravamente contra a doença, teve esperança e fé e transmitiu essa vontade de viver a outras pessoas
acometidas pelo mesmo problema.
No hospital onde ficava internada para sessões de quimioterapia ou intercorrências, era
referência para outros pacientes com diagnóstico recente, que a visitavam e saiam de seu quarto
com nova disposição.
Sua idéia era desenvolver as ações encampadas pela “ASA MORENA” quando estivesse
curada. Partiu, LIVRE, em 2006, e seu sonha agora é realidade.